Preparar o cachorro ainda durante a gravidez é a melhor maneira de evitar comportamentos inadequados do cão após a chegada do bebê
Muitos pais, considerados de “primeira viagem”, com a chegada do bebê em casa não sabem lidar com o ciúme do “primeiro filho” que é o seu animal de estimação. O cachorro, assim como um irmão mais velho, também pode sofrer com a vinda do bebê. Por isso o ideal é você já prepará-lo antes do neném chegar. Veja as dicas:
- Alterações radicais na convivência com o seu animal costumam ser as mais estressantes. Por isso, ao longo da gravidez, já o prepare para receber o novo membro da família. Reduzir gradualmente a atenção, o carinho e limitar o espaço físico é a melhor maneira de o cão se adaptar bem. Por exemplo, se ele não vai poder entrar no quarto depois de o local ser ocupado pelo neném, é preferível pôr em prática a proibição alguns meses antes.
- A arrumação do quarto do bebê deve ser gradual para que o cão perceba as mudanças que estão acontecendo.
- Pegue uma boneca e simule um bebê no colo durante a gravidez para que o cãozinho se acostume com a presença de uma criança na casa.
- Quando o bebê ainda estiver na maternidade, levar roupas do bebê para serem colocadas em locais onde o cão associa com prazer (vasilha da ração, cama...) para que ele comece a acostumar com o cheiro do bebê.
- Ao chegar em casa, a aproximação do cão com o bebê deve ser gradual e sempre sob a supervisão de um adulto. Vale dar um brinquedinho do bebê para o cão como presente para ele brincar e se acostumar com o cheiro da criança.
- Com o aumento do número de visitas na casa neste período o cãozinho pode ficar estressado. Recompense-o no comportamento adequado com as visitas e compre um ossinho próprio para cães para que o ele interaja com o objeto neste momento.
- Procure associar o bebê com coisas boas, ou seja, recompensar o cão dando-lhe petiscos e atenção quando estiver com o bebê no colo ou por perto.
Em geral, não é recomendável o contato do cão direto com o bebê, pelo fato de o cão possuir doenças que são próprias dele.
É aconselhável não permitir que o cão entre no quarto da criança. Portõezinhos podem ser úteis para manter o cachorro longe do quarto do bebê.
Não deixe o cachorro e o bebê na mesma cama ou sofá.
Caso o cãozinho lamba o pezinho ou a mãozinha do seu filho é recomendável a higiene assim que possível.
Dar bastante atenção ao cachorro pode ajudar a evitar que ele fique com muito ciúme.